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Cobrança de ADMs por Churning

Importante

Cobrança de ADMs por Churning  Temos recebido um elevado número de ADMs por churning, de várias companhias aéreas.

Definição de churning pela IATA: 
Não devem nunca fazer várias alterações de segmentos na mesma reserva, é uma acção sujeita a ADM. 

Enviamos abaixo informação das políticas de boas práticas de reserva de algumas companhias para vossa leitura e análise, mas tenham em mente que o churning é considerado uma má prática na aviação no geral. 

– TAP
15. CHURNING
Todas as reservas feitas por agentes devem ser emitidas ou canceladas quando requerido pela TAP, ou até 24 horas antes da partida. Cancelamento com remarcação do mesmo segmento na mesma ou outra classe de reserva no mesmo ou vários PNRs e/ou GDSs para contornar ou prolongar o prazo de emissão de bilhetes não é permitida pela TAP. Este tipo de procedimento é monitorizado pela TAP. Caso se verifique esta situação, e iguale ou exceda 8 transacções inclusive (book-cancel-book-cancel-book-cancel-book-cancel), resultará na emissão de um ADM no valor de EUR5.00 por passageiro por segmento por transacção igual ou excedente.

Consulte aqui todas as boas práticas de reserva da TAP»
– Lufthansa
2.11 Churning
All GDS/CRS bookings must be either ticketed as per tariff rules or cancelled in the GDS/CRS immediately if not required. This has to be done prior to departure. Churning refers to cancelling and rebooking of the same itinerary in the same or different classes of service across one or more PNRs or GDS/CRSs and is strictly prohibited under any circumstances.

Consulte aqui todas as boas práticas de reserva da LH»
– British Airways
2.9. Churning
Refers to repeated cancellation and rebooking of the same itinerary for the same passenger independent of the class and PNR. A maximum of 4 valid churned segments are permitted, any excess churned segments will be subject to an ADM of GBP 5.00 (or equivalent in local billing currency) per passenger/per segment.

Consulte aqui todas as boas práticas de reserva da BA»
– Air France 
2.4. Churning
Não é permitido reservar e cancelar repetidamente segmentos através de um ou mais PNRs e/ou GDSs, dentro da mesma classe de reserva ou cabine diferente, com o objetivo de evadir ou estender tempos limites de emissão de bilhetes, manter ou obter um melhor acesso ao inventário, ou para atingir metas de produtividade de GDS e/ou de agregadores de NDC. Também não é permitido emitir e anular repetidamente um bilhete para alcançar o mesmo objetivo. As atualizações aos PNRs e emissão de bilhetes devem corresponder somente à necessidade de viagem conforme expressa pelo cliente, quando se verifique que as ações ocorrem de forma frequente e apenas para alcançar o supra mencionado, isto é considerado como churning

Consulte aqui todas as boas práticas de reserva da AF»
– SATA 3.2. Churning
Churning significa a ação de cancelar e reservar o mesmo itinerário na mesma ou diferentes classes de serviço em uma ou mais reservas (PNRs) e/ou GDSs/CRSs de forma repetitiva para contornar ou prorrogar os prazos de emissão, bloquear inventário ou procurar uma tarifa, ou transportar comentários especiais de um itinerário para o outro. Esta prática é totalmente inaceitável, pois bloqueia lugares a outros agentes e resulta num mau serviço a todos os nossos clientes. Qualquer reserva feita para o mesmo passageiro com o mesmo itinerário vista 4 vezes ou mais, ou iguale ou exceda 8 transações (Book/Cancel/Rebook/Cancel/Rebook/Cancel/Rebook/Cancel=ADM) resultará na emissão de ADM com o custo próprio de recuperação por passageiro por segmento e conduzir a uma ação penal.
Consulte aqui todas as boas práticas de reserva da Sata»

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