A TAP informa que:
“O propósito desta informação é alertar sobre as regras e boas práticas definidas pela TAP no que diz respeito a reservas e gestão de segmentos de voo.
A política de procedimentos de reservas considerada pela TAP permite que se possa eficientemente melhorar a disponibilidade dos voos, viabilizando preços mais atrativos e a melhoria do serviço prestado aos passageiros, evitando erros de reserva.
Estas regras estão em concordância com a regulamentação IATA, também aqui disponível.
A TAP audita e identifica todo este tipo de transações e, depois de confirmadas, reserva-se o direito de emitir um ADM (Agency Debit Memo) ou fatura,caso identifique alguma violação das regras.
A TAP tem a maior consideração pelos seus parceiros comerciais, valorizando o seu contínuo apoio e contributo e acredita que a implementação destas medidas beneficiará quer os agentes, quer os clientes de ambas as partes, pelo que estará sempre disponível para alterar ou adicionar novos procedimentos que signifique a melhoria dos serviços. Contamos com a colaboração de todos.
Algumas regras básicas de boas práticas que evitam o ADM:
• Não crie uma reserva de teste apenas para obter preço ou imprimir um itinerário. Pode simular uma cotação sem efetivar uma reserva.
• Remova sempreo ssegmentos inativos do PNR (statusHX/NO/UC/UN/US)
• Cancele sempre as reservas/segmentos confirmados ou lista de espera que não vão ser utilizados. Evite o noshow. Esse lugar pode ser precioso para outro cliente seu…
Valor dos ADMs por práticas incorretas/indevidas
Consulte o manual “Praticas Responsáveis de Reservas” (versão 14MAY2024), e tenha acesso ao conteúdo completo.”